Manutenção Preventiva de Impressoras HP

Se você notar que a impressão começa a falhar, ou está desbotada pode ser que os orifícios de saída de tinta, no cartucho, estejam entupidos. Hoje em dia a maioria das impressoras possui um sistema de limpeza acionado por software. Tente fazer esta limpeza, mas, caso continue falhando, retire o cartucho e limpe os orifícios com um tecido absorvente umedecido. Coloque novamente o cartucho na impressora e inicie o processo de limpeza através do sistema de limpeza acionado pelo software.

Se o problema persistir, o cartucho deve estar muito entupido ou até mesmo danificado. Geralmente este problema ocorre quando a impressora está há muito tempo desligada ou sem uso.

Recomendamos que pelo menos uma vez por mês você realize testes de impressão, para verificar o funcionamento de seus cartuchos.

Proteja os cartuchos e a cabeça de impressão, principalmente nas impressoras que trabalham com 2 cartuchos (um preto e um colorido).Se possível, quando não estiver utilizando um dos cartuchos, guarde-o em um local apropriado, de preferência em recipiente fornecido pelo fabricante, para evitar o contato constante com o ar que poderá oxidá- lo e entupi-lo com pó.

Alguns tipos de impressoras possuem um sistema de cabeça de impressão fixo na mesma, sendo trocado somente o cartucho com a tinta. Estas impressoras precisam de um cuidado maior para sua conservação, pois os cartuchos, ao término da tinta, não devem ser retirados da cabeça de impressão, pois resultaria na entrada de ar que secaria a tinta fazendo entupir seus orifícios e danificando o seu cartucho. Mesmo que o cartucho não tenha mais tinta, deixe-o instalado na cabeça e só remova-o quando for recarregá-lo.

Como posso conservar mais meu cartucho?

Os cartuchos de impressão possuem vários contatos de metal (circuito) onde é feita a ligação elétrica com a impressora. Estes contatos devem estar sempre limpos, principalmente se o cartucho for retirado da impressora, pois o contato com ar oxida-os (se não for utilizar o cartucho, guarde em um recipiente apropriado). Ao manipular os cartuchos, evite ao máximo encostar os dedos no contato metálico, pois a oleosidade e a estática podem prejudicar ou danificar o circuito.Recomendamos a limpeza dos contatos com um tecido absorvente umedecido em água (somente água).

Para um melhor funcionamento, tenha cuidado na hora de desligar sua impressora.Utilize o botão liga-desliga da impressora e não desligue diretamente da tomada (estabilizador ou no-break), pois este ato pode danificar a cabeça de impressão ou o sistema de posicionamento do cartucho.

Uma dica muito importante é realizar uma manutenção preventiva em sua impressora a cada 6 meses e também fazer testes de impressão a cada 15 dias ou uma vez por mês.

Outro ponto que merece atenção é comprar o papel certo para cada impressora.Os papéis utilizados nas impressoras devem seguir os padrões descritos no manual do fabricante, pois as impressoras são sensíveis aos tipos, peso e posição destes papéis. Evite usar papéis com gramaturas superiores ao especificado no manual da impressora, pois seus mecanismos são feitos para suportar um certo esforço no trabalho com o papel. Quando você utiliza papel com alta gramatura , o esforço é maior do que normal, o que diminui a vida útil do sistema de tração, podendo até mesmo danificá-lo.
Muitas vezes as pessoas consideram somente o preço do pacote de folhas e compra o mais barato, mas isto, pode lhe custar a vida útil da impressora.

E lembre-se: antes de imprimir algum documento, analise antes, se isto é mesmo necessário.O meio ambiente agradece.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *